domingo, 4 de setembro de 2011

INJUSTIÇA SOCIAL


Por injustiça social Dehon entendia a injustiça estrutural; leis que perpetuavam a pobreza, o salário injusto e a exploração dos pobres. Era errado, mas havia interesse em deixar tudo como estava.
Um dia, escreveu que se a injustiça social não é pecado, então não se fale de nenhum outro pecado. Achar que só existem pecados pessoais, que só os indivíduos pecam e negar que uma nação tenha escolhido o pecado é ignorar a Bíblia e negar Jesus.
Um povo que elege um frio assassino, que vota em candidato que anuncia que, se chegar ao poder vai matar, em alguém que promete dar mais dinheiro aos ricos e menos aos enfermos e aposentados, em alguém que jura que vai investir em armas. Um povo que apóia leis que favorecem o aborto vota pela injustiça social. Se um povo escolhe este caminho, peca.
No evangelho de Mateus 25,31-46 Jesus deixa claro o que é um pecado social e o que salva uma alma. Salva-se quem ajuda os que não conseguem sair de algum sofrimento. Quem o causa ou ignora, peca. Quem ajuda, irá para o céu.
Um povo inteiro pode ser culpado de prolongar o sofrimento dos seus pobres, das crianças e dos enfermos. Se aceitarem leis injustas, todos pecam.  
Pe. Zezinho scj

Nenhum comentário:

Postar um comentário