segunda-feira, 23 de maio de 2011

A origem do Voleibol


O voleibol foi inventado em 9 de Fevereiro de 1895 nos Estados Unidos, por meio de William George Morgan. O objetivo de Morgan, que trabalhava na ACM de Holyoke no Massachusetts, era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesão.
Inicialmente, o esporte foi chamado de Mintonette, porém rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. Em 1947, foi fundada a Fédération Internationale de Volleyball (FIVB). Dois anos mais tarde, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial da modalidade, apenas para homens; em 1952, o evento foi extendido também ao voleibol feminino.
Em 1964, o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, se mantendo assim até a atualidade. Recentemente, o voleibol de praia, uma modalidade derivada do voleibol, tem obtido grande sucesso em diversos países, nomeadamente no Brasil e nos EUA. Nos esportes coletivos, a primeira medalha de ouro olímpica conquistada por um país de língua portuguesa foi obtida pela equipa masculina de vôlei do Brasil nos Jogos de 1992.
Fonte: http://www.historiadetudo.com/voleibol

Nenhum comentário:

Postar um comentário